No ultimo post colocamos informações que explicam o que um alergologista faz e como trabalha em seu consultório, porém, atualizando as informações com nossos especialistas, podemos criar um conteúdo complementar e que é bastante relevante para o interesse de alguém que esteja procurando por este especialista para um exame ou tratamento.
Com a reunião com nossos especialistas, conseguimos relatar que o alergologista, em seu próprio consultório, pode aplicar dois testes alérgicos para detectar a fonte exata da alergia, os chamados agentes alérgenos
Estes são o prick test e o patch test, entenda:
Prick test, também conhecido por teste de punctura, teste de leitura imediata ou teste de alergia “in vivo”, é feito em alguns minutos com a aplicação de agentes alérgenos sobre a pele do antebraço do paciente. São feitas pequenas puncturas (furos) na pele para que diversos agentes entrem em contato com a pele e causem – ou não – reação alérgica.
O médico aguarda alguns minutos para observar a reação da pele. Os agentes alérgenos (ácaros, pólen, células animais e substâncias de alimentos) são identificados pela formação de pequenas erupções avermelhadas na pele, em que o paciente apresenta uma leve urticária.
Já o Patch test é de leitura tardia, em 48 e 96 horas após a aplicação dos agentes alérgenos. Esse teste é solicitado para identificar a origem de dermatites e eczemas da pele. Nos padrões brasileiros, são testadas 30 substâncias padrão em uma única aplicação padrão, nas costas do paciente.
Foto: Banco de imagens Spazio Med de um exame do tipo Patch
a partir dos resultados obtidos nestes testes, o médico alergologista tomará a decisão de qual procedimento deverá ser mais eficiente em cada caso.
com este complemento sobre alergologia, acreditamos que você já terá informação suficiente para se decidir se precisa ou não procurar um médico alergologista.
Caso queira agendar uma consulta para ter uma avaliação ou diagnostico de alergia com nosso especialista, clique aqui.
Caso queira fazer uma consulta com outro médico especialista, clique aqui e para conhecer nossas especialidades no site.
Fonte: Blog Dr.App e Clinica SpazioMed.
Comments