top of page
clinicaspaziomed

A IMPORTÂNCIA DA VISITA AO PEDIATRA


Quando estamos pensando em cuidados com a saúde, é importante frisar que, quanto mais cedo começar, é melhor...


Tomando este tipo de cuidado, Maiores são as chances de se ter uma saúde com qualidade ao longo de toda a vida. E estes cuidados começam antes mesmo do nascimento.


Muitos pais, por falta de conhecimento ou mesmo falta de tempo, só tomarão a iniciativa de ir a um médico quando surge uma situação onde os sintomas de doenças já apareceram, ou seja, a doença já está instalada e o tratamento começará por cessar os sintomas e depois retomar a saúde – mais custos financeiros para os pais, psicológicos para os filhos e perda de tempo para ambos.


A prevenção primária da saúde através de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis é o primeiro passo a ser dados, já que este procedimento trará menos ações remediativas e sempre serão preventivas. E convenhamos, este tipo de solução é simples de ser feita, pois é somente criar uma programação de visitas periódicas ao médico pediatra para avaliar o crescimento e desenvolvimento de seus filhos.


Olha que curioso... Pesquisas apontam uma tendência de substituição da consulta com o pediatra no consultório pelo atendimento hospitalar. Essa troca pode trazer riscos para a criança, pois as pesquisas também mostram que crianças que não vão ao pediatra regularmente até os três anos de idade correm duas vezes mais riscos de serem hospitalizadas, com as consequências decorrentes deste tipo de atendimento. As chances podem duplicar em caso de doenças crônicas, como asma, dor abdominal recorrente entre outras.

Resumindo, aquele ditado “É melhor prevenir do que remediar” nunca esteve tão certo quando se fala em saúde.


E isso só acontece porque, por mais que a consulta hospitalar seja realizada adequadamente, e em um ambiente controlado, seu objetivo é a solução imediata da situação em que se encontra o paciente e não há como o profissional conhecer a fundo o histórico da criança. Já na consulta periódica ao pediatra as famílias têm muito mais oportunidades de fazer intervenções preventivas e de detectar problemas precocemente.


Por isso, é extremamente importante escolher bem o médico que irá acompanhar seu filho pela vida afora. Não basta buscar qualquer profissional na rede credenciada... É preciso, através de uma boa conversa, encontrar alguém que se adapte ao perfil dos pais. Afinal, confiança e empatia são essenciais na relação médico-família.


A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças, comportamento, educação dos filhos etc.


As consultas servem para identificar e tratar qualquer alteração desde antes da doença se instalar, este tipo de procedimento deve ser seguido desde o marco 0 até os 16 anos de idade.


A regularidade das consultas servirá como garantia de que a criança se desenvolva da melhor maneira possível.

Em meio a tantos compromissos diários, é preciso se organizar com antecedência para cumprir o calendário das consultas, reservando um tempo adequado para isso. O número de visitas ao pediatra poderá ser determinado pelo próprio médico, levando em consideração o quadro da saúde de seus filhos, porém, a Sociedade Brasileira de Pediatria sugere uma regra básica que pode ser seguida conforme a tabela abaixo:


Fonte de informações: Sociedade Brasileira de Pediatria


Procure um Pediatra ou Clínica Médica que tenha um especialista de sua confiança e uma ótima semana !!


Caso queira fazer uma consulta com nossa equipe, clique aqui e conheça as especialidades que oferecemos para a proteção da saúde da sua família.



Fonte de informações: Sociedade Brasileira de Pediatria

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page